18.10.04

PARANINFO, PATRONO, NOME DE TURMA, ORADOR ETC.

Cabe à comissão, organizar a escolha dos oradores para a solenidade e para as homenagens.

Homenageados: nome de turma, paraninfo(a) e patrono(esse). Em geral, a escolha é feita por unanimidade ou eleição direta pelos formandos.

Nome de turma: identificará a turma, pode ser um membro da comunidade acadêmica ou personalidade da sociedade civil *cada turma ou curso escolherá o seu. Ou poderá ser um "Lema".

Patrono(esse): pessoa escolhida pelos formandos, obrigatório em formatura de terceiro grau, escolher apenas um para todas as turmas/cursos.

Paraninfo(a): são os padrinhos ou madrinhas dos formandos, o paraninfo é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento, cada turma ou curso escolherá o seu. O paraninfo fará homenagem aos formandos através de um discurso no dia da colação, apenas um discursará em nome de todos, a escolha deverá ser pelo consenso entre os paraninfos.

No caso de entrega de placas: indicar ao Mestre de Cerimônia os nomes dos homenageados, bem como, os nomes dos formandos que entregarão as placas, respectivamente.

Homenageados: poderão ser escolhidos outros homenageados para a entrega de placas, flores, presentes. Os nomes de turma, paraninfos e patrono(esse) terão lugar de destaque entre os formandos na colação.

Orador(a) da turma: formando escolhido para discursar em nome dos demais.
É imprescindível que tenha oratória e dicção, para falar aos convidados a respeito do curso em conclusão. Evitar discurso muito longo (máx.8 min.), evitar também, temas polêmicos ou críticas.

Juramentista: formando escolhido para conduzir o juramento solene, é necessário fluência verbal e facilidade em falar em público. O juramento poderá ser individual para cada curso ou geral, um para todos os cursos.

Oradores para as seguintes modalidades: a Deus, aos mestres, funcionários, aos colegas, a quem amamos, aos pais ausentes e presentes. Preparar textos de no máximo 3 minutos, repletos de emoção.

Entrada dos formandos: este tópico será tema de ensaio.

Mesa diretiva: serão nominadas as autoridades acadêmicas que dirigirão a sessão solene.

A mesa será composta: de diretores, vice-diretores, supervisores, coordenadores e outras autoridades presentes.

Abertura oficial: o presidente da mesa abrirá a sessão.

Juramento solene: este tópico será tema do ensaio.

Diplomação: será tema de ensaio.

Lista de formandos: para o preenchimento deste dado no 'arquivo roteiro' será necessária a anuência da secretaria do estabelecimento.

Discurso do presidente da sessão: o presidente da sessão encerrará o ato solene.

Festa da vitória: será tema de ensaio.

2 comentários:

Ana maria. disse...

Valeu. Ajudou bastante.

Railassis disse...

muuuuito grata ;D